PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO de Nathália Valente. CARNADOCS é uma série audiovisual de 16 episódios que tem como objetivo esclarecer e explicar os quesitos da comissão julgadora das escolas de samba do Carnaval carioca.
Consistiu na concepção de uma série de vídeos que abordam a temática, tendo foco nos quesitos julgados pela LIESA.
Entendeu-se que por se tratar de um universo que se usa da linguagem audiovisual — imagem + música + textos —, não existiria uma abordagem plena se não se mantivessem os mesmos recursos ao projetar nesse meio.
Essa concepção dos vídeos consistiu na definição de uma estrutura de 16 módulos temáticos que abordassem o tema de uma forma descontraída e leve para o público jovem-adulto e adulto, que se conecte com a compreensão de uma estrutura de enredo que é apresentada na avenida pelos desfiles.
1. Histórias do surgimento do carnaval + etimologia
2. Evolução das manifestações
3. Surgimento das Escolas de Samba + Sapucaí
4. LIESA e sua importância
5. Organização e regras
6. Quesitos (introdutório e mais generalista em todos)
7. Comissão de Frente
8. Bateria
9. Enredo
10. Samba-Enredo
11. Harmonia
12. Evolução
13. Alegorias e Adereços
14. Fantasias
15. Mestre-Sala e Porta-Bandeira
16. Outros elementos do carnaval
Um projeto dessa natureza se compões de: organização da série como um todo, roteirização, seleção de materiais e áudio, gravação de narração, desenvolvimento do motion graphics e criação do conceito do logo e dos parâmetros e diretrizes para aplicação da linguagem gráfica.
Devido ao tempo, desenvolvi a organização dos conteúdos em módulos, fiz a distribuição e roteirização de três vídeos (6. quesitos | 8. bateria | 15. mestre-sala e porta-bandeira), criei o logo e o conceito da linguagem gráfica a ser aplicado na série e entrego como grande resultado final os três vídeos de pitch e uma bíblia/manual do audiovisual. Porém, por se tratar de um universo vasto, exclui a etapa de pensamento e desenvolvimento da pós-produção e distribuição.
A série tem como propósito informar sobre o tema, buscando aprofundar o conhecimento de quem já se interessam e instigar aqueles que não o conhecem. Demonstrando através de uma “viagem pela história” a importância do Carnaval, combatendo diretamente o discurso utilizado massivamente pelas igrejas — em sua maioria, neopentecostais. E através do aproveitamento das estruturas dos quesitos, conseguir legitimar a existência desse julgamento, desqualificando um discurso simplista de prêmio comprado e valorizando a participação do componente e folião. Tendo como parâmetros de base ser totalmente digital, não preferenciar nenhuma escola de samba específica e apresentar clareza e diversidade na linguagem utilizada.
Na análise de similares com nomes de Carnaval, esbarrei com sites e eventos famosos, como: Carnavalesco, Carnavalize, Carnafolia, entre outros. Percebendo um padrão do prefixo Carna com ligação direta com o nome da festividade, porque não aproveitar essa característica natural e juntá-la com a sigla de documentário? Assim surge o { carnadocs }.
Com a confirmação do adiamento (e depois cancelamento) dos desfiles de 2021, decidimos utilizar nos vídeos de pitch imagens que fossem referentes ao Carnaval de 2020. Para seleção de quais escolas seriam contempladas, utilizamos as próprias notas dadas pelo júri. Sendo assim, todas as escolas que ganharam no mínimo 4 notas 10 no quesito estariam aptas para aparecer no material do mesmo. O roteiro foi escrito e concebido por mim e gravado com o auxílio do dublador e historiador, Gabriel Bonifácio.
O trabalho também perpassou por questões e definições de aplicação da logo, linguagem da ilustração, linguagem fotográfica, recursos visuais complementares, aplicação de texto, divisão de cenas, seleção de transições, thumbnails, criação de manual da identidade e criação e administração do canal do youtube.
Nathália Valente
Izabel Oliveira e Nilton Gamba Junior
Gabriel Bonifácio